A Entidade Regional de Turismo do Alentejo anuncia que a região afirma-se “cada vez mais no roteiro internacional do turismo de luxo e de excelência”.
Na gala dos Seven Stars Luxury Hospitality and Lifestyle Awards, realizada no Troia Design Hotel, no passado dia 11 de outubro, o Turismo do Alentejo foi distinguido com o prémio de Melhor Destino Sustentável e Melhor Destino de Enoturismo.
Estas distinções “consolidam o reconhecimento internacional da região como um território exemplar na valorização do seu património natural, cultural e gastronómico, e na promoção de um turismo autêntico, responsável e de qualidade”, diz a Entidade Regional.
O Dark Sky Alqueva foi também distinguido com o prémio de Best Responsible Tourism Experience Portugal and Europe e a Adega Ervideira foi galardoada pelos seus processos sustentáveis e investimento em experiências de enoturismo de luxo.
“É com enorme orgulho que o Alentejo vê reconhecido o trabalho coletivo que tem vindo a ser desenvolvido em prol de um turismo mais sustentável, autêntico e enraizado no território. Estes prémios são o reflexo da dedicação de todos os agentes que, diariamente, contribuem para tornar o Alentejo num destino de excelência: desde as nossas adegas e produtores locais, até às unidades de alojamento, municípios e comunidades”, sublinha José Manuel Santos, presidente da Turismo do Alentejo / ARPTA.
“A distinção como Melhor Destino de Enoturismo chega num momento particularmente simbólico e inspirador, a poucos meses de o Baixo Alentejo assumir o título de Capital Europeia do Vinho 2026. Este prémio reforça o reconhecimento internacional da qualidade dos nossos vinhos, da autenticidade das experiências oferecidas e da ligação profunda entre o vinho, a paisagem e a identidade cultural alentejana”, acrescenta.