12°C
Scattered clouds

ULSBA abre Unidades de Cuidados na Comunidade em Aljustrel, Castro Verde e Moura

ULSBA abre Unidades de Cuidados na Comunidade em Aljustrel, Castro Verde e Moura

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) abriu mais três Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), em Aljustrel, Castro Verde e Moura.

Com a abertura destas Unidades, passam a ser oito, as UCC em funcionamento da ULSBA, nomeadamente, em Aljustrel, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Serpa. 

As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) são unidades funcionais integradas nos Cuidados de Saúde Primários e complementam a atividade assistencial das Unidades de Saúde Familiares e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

Luís Coentro, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários, explica que as UCC funcionam através da prestação cuidados de saúde e apoio psicológico e social no contexto comunitário e domiciliário junto das pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência.

O responsável diz, ainda, que as UCC atuam, também, ao nível da educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

Até final do 1.º trimestre, a ULSBA refere que estarão em funcionamento, em cada uma destas três UCC, uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCCI), financiadas no âmbito do PRR (num montante total de 300 mil euros) e que acrescentarão mais 46 camas às 90, atualmente, contratualizadas com a ULSBA – 20 ECCI Moura, 14, ECCI Aljustrel, 12 ECCI de Castro Verde.

Nesse sentido, Luís Coentro destaca que a ULSBA alarga a resposta assistencial a mais utentes.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

19/03/2025
Câmara de Beja vai constituir nova equipa de CLDS
Odemira
19/03/2025
Odemira aposta em Programa de Desfibrilhação Automática Externa
Castro Verde
19/03/2025
Sousel é município convidado do Festival “Sabores do Borrego”
19/03/2025
Serpa tem preparado novo Prémio Internacional para Álbum Ilustrado
Aljustrel
19/03/2025
Aljustrel assinala “Mês da Árvore e da Proteção Civil”
19/03/2025
GNR de Beja detém três indivíduos por furto de combustível
Acidente
18/03/2025
Rebentamento de roda provoca acidente com camião (com vídeo)
18/03/2025
Aeroporto de Beja vai acolher novo hangar de 60M€