Liga para a Protecção da Natureza deixa apelo à população

A Liga para a Protecção da Natureza vem, em nota de imprensa, apelar à população para que, em caso de encontrar um animal envenenado, contacte o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR através da linha SOS Ambiente.

O animal envenenado pode “apresentar sintomas como convulsões, vómito, salivação excessiva, hemorragias, dificuldades respiratórias, apatia, entre outros”.

Em Portugal, de 2013 a 2019, foram identificadas 11 águias imperiais mortas com suspeitas de envenenamento, a grande maioria na região do Baixo Alentejo.

Também nesta região, em 2015, morreu um lince-ibérico envenenado.

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) afirma que “através do projecto LIFE Imperial, continua empenhada na luta contra esta prática ilegal que está referida como uma importante causa de extinções e graves diminuições de populações de animais selvagens em várias partes do mundo”.

O uso de envenenamento é um crime punível com pena de prisão até três anos. No entanto, Portugal regista “cerca de 40 espécies selvagens afectadas pelo veneno”, explica a mesma fonte.