Vidigueira cria Cartão Bebé

A Câmara de Vidigueira criou o Cartão Bebé. Esta medida pretende “contribuir para a fixação e melhoria das condições de vida das famílias residentes no concelho”, anuncia a autarquia.

O cartão “contempla a atribuição de apoios financeiros à primeira infância, até que a criança complete os três anos de idade, em duas vertentes: incentivo à natalidade e apoio à vacinação” explica o Município.

No que diz respeito ao incentivo à natalidade será atribuída uma comparticipação pecuniária até a criança completar os três anos de idade, no valor total de 600 euros, a ser paga de forma repartida (300 euros até ao 1º. ano, 200 euros até ao 2º. ano e 100 euros até ao 3º. ano de idade).

A utilização da comparticipação pecuniária apenas poderá ser efectuada para aquisição de bens e serviços relacionados com a saúde (medicamentos e consultas), artigos de higiene, puericultura, mobiliário, vestuário/calçado e outros, desde que justificado o superior interesse da criança. A aquisição dos bens referidos deverá ser realizada em estabelecimentos comerciais localizados no concelho de Vidigueira.

No que respeita aos medicamentos, estes poderão ser adquiridos em qualquer farmácia, atendendo às imediatas necessidades do beneficiário.

Relativamente ao apoio à vacinação é assegurada a comparticipação no valor de 50 por cento do custo da aquisição das vacinas Meningite B e/ou Rotavírus.