Através da aplicação de medidas excecionais e temporárias, no ano de 2020, o Município de Vidigueira investiu perto de 400 mil euros para fazer face aos efeitos negativos da pandemia na economia local, nas instituições e nas famílias.
Em 2021, a autarquia afirma que este apoio vai ser reforçado, com novas medidas e programas, canalizando o investimento que seria destinado a eventos de promoção dos agentes económicos e dos produtos de excelência do concelho, e que pelas circunstâncias atuais, não poderão ser realizados.
Entre as medidas adoptadas pela Câmara de Vidigueira está o Programa Municipal de Estabilização Económica, que prevê um investimento total de 100 mil euros sem reembolso, destinado a empresas e empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada, que exerçam a sua atividade no concelho.
Para fazer face aos efeitos negativos provocados pela pandemia, a autarquia avançou, também, com a isenção de taxas municipais para a atividade económica, durante o primeiro trimestre deste ano.
Foi, igualmente, atribuído um apoio financeiro de 5 mil euros, a cada Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, num investimento total de 25 mil euros.
Os Bombeiros Voluntários de Vidigueira também foram apoiados, no valor extraordinário de de 7 mil e 500 euros, e pagamento das refeições aos profissionais em serviço.
Além disso, o município de Vidigueira decidiu reduzir o valor da fatura da água para todos os munícipes nos consumos de fevereiro, março e abril, num apoio de cerca de 100 mil euros).
“No caso de atraso no pagamento dos recibos de água, enquanto se mantiver o dever geral de recolhimento domiciliário”, a autarquia não cobre juros de mora.
Outra aposta da Câmara de Vidigueira é o programa “Estamos Cá Por Si”, um projeto de assistência à população e o serviço de apoio psicológico.
A criação de um a Zona de Concentração e Apoio à População, com 40 camas, a higienização de espaços públicos e privados, a distribuição e EPIs aos profissionais que estão na linha da frente, a realização de testes à Covid-19 aos Bombeiros, funcionários da autarquia e à GNR, bem como, o fornecimento de refeições no domicílio dos alunos mais carenciados, o apoio à atividade cultural e a promoção da leitura, através do serviço de empréstimo de livros fazem parte das medidas adoptadas pela autarquia de Vidigueira.