Escola de Vidigueira preocupada com aumento de casos de autismo

Escola de Vidigueira preocupada com aumento de casos de autismo

O Agrupamento de Escolas de Vidigueira promove, hoje, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a iniciativa “Já estamos na Escola! E na Comunidade?”.

A sessão surge, segundo aquele Agrupamento de Escolas, da “preocupação com o crescente número de casos de autismo e da falta de respostas adequadas”.

Em comunicado, o Agrupamento de Escolas de Vidigueira revela que a “roda de conversa” com início às 15:00 horas, pretende reunir diversos intervenientes ao nível da família, educação, saúde e outros decisores para refletir e partilhar os desafios inerentes, quer ao ensino, quer à participação na comunidade e propor soluções”

A mesma fonte adianta que “o aumento significativo de diagnósticos” em todo o mundo, reflete-se, também, “a nível nacional e local”, acrescentando que na Escola de Vidigueira existem, atualmente, 11 alunos identificados com autismo, ou seja, 2% da população escolar.

“Este aumento exige respostas concretas, com a implementação de estratégias pedagógicas estruturadas e inclusivas, formação especializada para professores e assistentes operacionais e acesso adequado a terapias e apoio escolar”, frisa o Agrupamento de Escolas.

A escassez de recursos especializados e a desigualdade no acesso a serviços continuam a ser, segundo aquele Agrupamento de Escolas, “os desafios diários mais significativos com que se defrontam estas pessoas e as suas famílias”.

Nesse sentido, “pais e educadores manifestam grande preocupação com esta falta de respostas ao longo de todo o percurso educativo/ escolar das crianças e jovens, desde o pré-escolar até à transição para a vida pós-escolar”.

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo assinalado a 2 de abril e estabelecido pela ONU pretende apelar à compreensão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e promover a inclusão destas pessoas na sociedade. 

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

21/09/2026
Violenta colisão em Cuba: jovem de 17 anos transportado de helicóptero para Lisboa
21/09/2026
Do Palácio da Justiça ao IP8: quando um simples convite se transforma numa vergonha política (Opinião)
Alentejo
21/09/2026
Milhões para renovar as escolas do Alentejo: Baixo Alentejo tem mais de 734 mil euros para o pré-escolar
21/09/2026
Évora prepara-se para "descolar": antiga Escola de Pilotos ressuscita para formar os engenheiros do espaço
21/09/2026
Associação Cultural e Recreativa Zona Azul de Beja abre período eleitoral para os Corpos Sociais 2026-2028
Castro Verde
21/09/2026
Castro Verde abre nova porta ao turismo: Rota da Biosfera arranca com Vidigueira como primeiro destino convidado
Odemira
21/09/2026
Odemira põe o mar à mesa: de lagosta e lavagante a cataplanas e ostras em dez restaurantes
21/09/2026
A água vai chegar para o futuro? Beja recebe grande debate nacional sobre a sobrevivência do regadio