Câmara de Ourique aposta na habitação e economia com orçamento de 22,4ME

Câmara de Ourique aposta na habitação e economia com orçamento de 22,4ME

A Câmara de Ourique, no distrito de Beja, conta em 2026 um orçamento de quase 22,4 milhões de euros, mais 1,1 milhões do que este ano, com apostas nas áreas da economia e do desenvolvimento económico.

O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) da Câmara de Ourique para 2026 foram aprovados, a 19 de dezembro, em reunião do executivo municipal, com os votos favoráveis dos três eleitos do PS e contra dos dois vereadores do PSD.

Em comunicado, o município indicou que o orçamento do próximo ano “reflete um compromisso claro com a melhoria das condições de vida dos munícipes, a valorização do território e a concretização de projetos estruturantes para o concelho”.

Estes documentos “dão continuidade à estratégia de desenvolvimento” local e “incorporam os compromissos assumidos nas últimas eleições autárquicas”, reforçou hoje à agência Lusa o presidente da câmara municipal, Marcelo Guerreiro.

Segundo o autarca, o plano estratégico do município para 2026 “estrutura-se em torno de seis grandes objetivos”, nomeadamente “modernizar e valorizar a organização municipal” e “promover o desenvolvimento económico e o emprego local”.

A par disso, o município pretende “melhorar a qualidade de vida e reforçar a coesão territorial, valorizar as pessoas, a educação e a cultura, assegurar a sustentabilidade ambiental e a transição energética e reforçar a segurança e a proteção civil”, disse.

Em matéria de investimento para o próximo ano, o autarca socialista destacou a continuação da execução da Estratégia Local de Habitação (ELH) de Ourique, com obras em curso no valor de um milhão de euros e o arranque da construção de quatro novas habitações, num investimento a rondar os 500 mil euros.

“E, depois, há novos projetos no âmbito da ELH que queremos lançar, em função daquilo que venham o ser os financiamentos e as oportunidades de financiamento que tivermos disponíveis”, acrescentou.

A câmara quer também lançar em 2026 o concurso para a construção de um centro empresarial, um investimento plurianual que poderá ascender, no total, “a cerca de quatro milhões de euros”, disse Marcelo Guerreiro.

Ou seja, frisou, “habitação e desenvolvimento económico são duas áreas de grande investimento e grande aposta neste orçamento municipal para 2026”.

Relativamente aos impostos municipais, a Câmara de Ourique vai manter a taxa mínima legal de 0,30% no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), com uma majoração de 30% no caso de prédios urbanos degradados. O máximo previsto na lei para este imposto é uma taxa de 0,45%.

Ainda no âmbito do IMI, os agregados com um dependente terão uma redução de 30 euros, enquanto as famílias com dois dependentes beneficiarão de uma redução de 70 euros no pagamento do imposto e os agregados com três ou mais filhos terão uma redução de 140 euros no IMI.

No Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), a autarquia mantém uma participação de 2,5%, assim como uma taxa de 0,01% de derrama para as empresas do concelho com um volume de negócios anual até 150 mil euros. As restantes empresas pagarão uma taxa de derrama de 1%.

O Orçamento e GOP da Câmara de Ourique são votados hoje, em sessão da Assembleia Municipal, onde o PS tem maioria, com 13 eleitos, enquanto o PSD conta com sete eleitos.

Rádio Pax / Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

VN Milfontes
24/12/2025
Junta de Milfontes com maior Orçamento de sempre
Castro Verde
23/12/2025
Castro Verde investe na imprensa e teme cortes na distribuição de jornais
23/12/2025
Câmara de Moura tem Orçamento de 42,7 milhões de euros para 2026
23/12/2025
Embraer em Beja: Gonçalo Valente acusa PCP de ser inimigo do desenvolvimento no Baixo Alentejo
22/12/2025
PS acusa Governo de gerar “incerteza”
Odemira
20/12/2025
Odemira anuncia vencedores do OP
20/12/2025
APA investe 225 mil euros em Beja para valorização de linhas de água
Alentejo 2030
19/12/2025
Comissão Europeia aprova reprogramação do Alentejo 2030