A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciam hoje uma campanha focada nos utilizadores vulneráveis como peões, utilizadores de velocípedes e de dispositivos de mobilidade pessoal, em especial trotinetas elétricas.
Sob o lema “Na estrada, todos somos vulneráveis”, esta é a quarta de 11 campanhas previstas para este ano e a primeira dedicada especificamente a estes utilizadores.
A campanha tem como objetivo segundo os promotores, “alertar para os comportamentos de risco associados à circulação rodoviária, em particular dentro de localidade e em estradas secundárias, que contribuem para acidentes com utilizadores vulneráveis, nomeadamente atropelamentos”.
As autoridades vão estar atentas a comportamentos de risco dos peões como atravessamento fora das passadeiras ou sem garantir condições de segurança, distração durante a circulação pelo uso de telemóvel ou auscultadores e falta de atenção ao atravessar as vias.
Quanto aos utilizadores de velocípedes e de dispositivos de mobilidade pessoal, vão ter vigiada a circulação em contramão ou fora das regras de trânsito, o desrespeito por sinais luminosos, a circulação em passeios de forma indevida e a ausência de iluminação, refletores ou outros elementos de visibilidade.
Os condutores de veículos a motor serão autuados em casos como a não cedência de passagem a peões nas passadeiras, bem como nos locais em que os mesmos e os velocípedes detenham prioridade; excesso de velocidade dentro das localidades; ultrapassagens sem distância de segurança mínima de 1,5 metros, entre outras.
As autoridades lembram que entre 2022 e 2024, cerca de 25.000 utilizadores vulneráveis (peões e velocípedes) envolveram-se em acidentes com vítimas, dos quais resultaram 421 mortos e 1626 feridos graves, representando mais de um quinto da sinistralidade grave.