Beja é o distrito continental onde mais aumentaram as insolvências de empresas no primeiro semestre deste ano. Os dados divulgados pela Iberinform revelam uma subida de 100 por cento face ao mesmo período de 2025, colocando o distrito no topo da lista nacional, apenas atrás da Região Autónoma da Madeira.
A tendência estende-se ao restante Alentejo. Em Portalegre, o número de insolvências cresceu 33 por cento, enquanto em Évora o aumento foi de 25 por cento.
Apesar deste agravamento na região, a nível nacional o balanço do primeiro semestre aponta para uma ligeira redução das insolvências, de 0,7 por cento. Só no mês de junho foram declaradas insolventes 151 empresas, mais 17 por cento do que no mesmo mês do ano passado.
O relatório da Iberinform revela também um abrandamento na criação de novas empresas. Em Portugal foram constituídas menos 5,6 por cento de empresas do que em igual período de 2025.
Évora surge entre os distritos mais afetados por esta quebra, registando uma diminuição de 23 por cento na constituição de novas empresas, um dos maiores recuos do país.
Por setores de atividade, a hotelaria e a restauração estão entre os que registaram um maior aumento de insolvências, a par das telecomunicações, enquanto áreas como a agricultura, a caça e a pesca apresentaram uma redução no número de processos.