O ensino superior público do Alentejo terminou o Concurso Nacional de Acesso com 2.184 estudantes admitidos, para um total de 2.577 vagas disponibilizadas. Os dados oficiais foram divulgados no domingo.
A taxa de ocupação das três instituições da região, a Universidade de Évora e as Politécnicas de Beja e de Portalegre, ficou nos 84,7 por cento, abaixo da média nacional, de 92,5. Sobraram 393 lugares.
A Universidade de Évora teve o melhor resultado. Admitiu 1.311 estudantes, para 1.412 vagas, o que dá uma taxa de ocupação de 92,8 por cento. Na terceira fase, colocou 68 candidatos, 48 deles novos estudantes, e preencheu pouco mais de metade das vagas disponíveis nessa fase.
A Politécnica de Portalegre admitiu 526 estudantes, para 643 vagas, com uma ocupação de 81,8 por cento. Na terceira fase, foram colocados 39 candidatos, 34 dos quais novos no ensino superior.
A Politécnica de Beja é a que apresenta os números mais baixos. Admitiu 347 estudantes, para 522 vagas, uma taxa de ocupação de 66,5 por cento. Está entre as quatro instituições do ensino superior público do país com menor ocupação, ao lado das politécnicas de Bragança, Tomar e Guarda. Na terceira fase, abriu 34 vagas e só preencheu oito, ou seja, 23,5 por cento. Terminou o concurso com 175 lugares por ocupar.
No conjunto da região, a última fase trouxe mais noventa novos estudantes: 48 para Évora, 34 para Portalegre e oito para Beja.
Os números mostram também a diferença entre o interior e o litoral. Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, a taxa de ocupação acumulada no interior foi de 76,7 por cento, contra 96,6 no litoral. Na terceira fase, o distrito de Beja teve a terceira taxa de ocupação mais baixa do continente, só acima de Santarém e da Guarda.
A nível nacional, o concurso terminou com 52.008 estudantes admitidos, mais 6.718 do que no ano anterior, um aumento de 14,8 por cento. O ensino universitário teve uma ocupação de 97,2 por cento, e o politécnico de 86,2.
Os estudantes colocados na terceira fase têm até amanhã, dia 20, para fazer a matrícula e a inscrição nas respetivas instituições.