Covid-19: Governo cria rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda

Covid-19: Governo cria rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda

No âmbito das medidas de combate à pandemia, tendo em conta o aumento progressivo de casos de infeção por Covid-19 e o número de surtos em estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), o Governo vai ser criar uma Rede Nacional de Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR).

O despacho que operacionaliza esta rede, assinado pelo Ministro da Administração Interna, pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e pela Ministra da Saúde, foi publicado na última sexta-feira, em Diário da República.

A rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda (EAR), supletiva à rede já constituída pelos municípios, vai garantir o apoio a pessoas infetadas com SARS-CoV-2, sem necessidade de internamento hospitalar, e a utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas que careçam de apoio específico fora das respetivas instalações.

Segundo o comunicado do Ministério da Administração Interna, “cabe às Comissões Distritais de Proteção Civil identificar e propor, para cada um dos distritos do território continental, as infraestruturas aptas a acolher a EAR, competindo aos Secretários de Estado que coordenam a execução, ao nível do Governo, das situações de alerta, contingência ou calamidade, decidir a sua instalação”.

As EAR devem obedecer aos critérios técnicos definidos pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto da Segurança Social.

O Instituto da Segurança Social vai garantir a coordenação técnica, assegurar a afetação de auxiliares de ação direta e de auxiliares de serviços gerais, bem como a distribuição e manutenção de equipamentos de proteção individual (EPI) ao pessoal auxiliar.

Cada Administração Regional de Saúde, em articulação com o hospital da área de referência, irá disponibilizar o pessoal médico e de enfermagem necessário ao acompanhamento das pessoas instaladas, assegurar a distribuição e manutenção de equipamentos, bem como de EPI às pessoas instaladas e ao pessoal médico e de enfermagem. Irá também contratualizar o serviço de recolha de resíduos hospitalares.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai suportar, sempre que necessário, as despesas relativas a alimentação, eletricidade, gás, água, telecomunicações, lavandaria, limpeza e higienização das instalações das EAR, de acordo com as necessidades definidas pela respetiva coordenação técnica.

Na área de implementação de cada EAR, o respetivo serviço municipal de proteção civil presta o apoio necessário, no âmbito das suas competências. As admissões de utentes devem ser validadas pela Subcomissão Distrital de Proteção Civil especializada COVID-19 ou, na sua falta, pela Comissão Distrital. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil acompanha a atividade das EAR, a sua ocupação e eventuais constrangimentos que possam ocorrer.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

PSP de Beja
22/05/2025
ESCÂNDALO EM BEJA: Responsável do Posto dos CTT apanhado em esquema de roubo e peculato
22/05/2025
Crónica de ópinião: Mudar de Rumo
22/05/2025
Chegou ao fim a campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”
22/05/2025
“Reciclómetro” revela hábitos ambientais dos bejenses
Câmara de Mértola
22/05/2025
Inação do Governo agrava insegurança em Mértola, alerta Mário Tomé
22/05/2025
Odemira e Mértola no roteiro nacional de promoção do autocaravanismo
21/05/2025
José Morais é o candidato à junta de Santo Aleixo da Restauração nas listas do PS
Cáritas
21/05/2025
Cáritas de Beja continua a recolher alimentos para os sem-abrigo