José Manuel da Palma Morais é o cabeça de lista à Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, como candidato independente nas listas do Partido Socialista.
Com 56 anos, natural da própria freguesia, José Morais é licenciado em Direito e traz consigo uma longa carreira de serviço público. Após 34 anos ao serviço do país — dois nas Forças Armadas e 32 na Guarda Nacional Republicana — atingiu o topo da sua carreira com o posto de Sargento-Mor, passando agora à reserva.
Ao longo do seu percurso militar, desempenhou funções como patrulheiro, comandante de posto, chefe de secretaria e de secção do Estado-Maior. Destacou-se também nas áreas da investigação criminal e da justiça, tendo terminado a carreira como adjunto do Comando Territorial de Beja.
José Morais tem um forte envolvimento no associativismo local, com participações no Clube de Futebol, no Grupo Musical “Os Restauradores” e nas Comissões de Festas. É também coautor e coordenador do livro “Memórias de Santo Aleixo da Restauração”.
Com o regresso da freguesia de Santo Aleixo da Restauração à sua autonomia, após a reversão da agregação imposta em 2013, José Morais considera que “chegou a altura de contribuir ativamente para o desenvolvimento da aldeia e para a melhoria das condições de vida da sua população”.