Abastecimento de água reforçado no concelho de Mértola

No passado dia 2 de fevereiro o executivo da Câmara Municipal de Mértola reuniu-se com Conselho de Administração da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), com o objetivo de realizar um ponto de situação dos investimentos realizados e por realizar, no concelho, de forma a aumentar a qualidade da água disponível para todos os munícipes.

A autarquia de Mértola revela, em comunicado, que “a conclusão da empreitada “Expansão em Almodôvar – Mértola Sudoeste” permitiu que as localidades de São Pedro de Sólis, Penedos, Diogo Martins e São Bartolomeu de Via Gloria já se encontrem com ligação ao Sistema de Abastecimento do Monte da Rocha”.

A mesma fonte refere que “paralelamente, também, está concluída a empreitada Adução a Mértola Noroeste”.

Desta forma, as localidades de Corte Gafo de Cima, Corte da Velha, Alcaria Ruiva, Algodôr, Azinhal, Corte Pequena, Vale de Açor de Baixo, Vale de Açor de Cima, São João dos Caldeireiros e Penilhos, também, ficam ligadas ao Sistema de Abastecimento do Guadiana.

“O ensaio do sistema encontra-se numa fase final, pelo que, nas próximas semanas, a água proveniente do Enxoé será uma realidade na torneira destes munícipes”, sublinha o município.

Além disso, a nota da autarquia destaca, ainda, que nas localidades de Corte Gafo de Cima e S. João dos Caldeireiros já é possível constatar esta realidade”.

Segundo o comunicado, “estas duas empreitadas fundamentais para o concelho de Mértola resultam de um investimento global de 6 milhões de euros, que permite uma maior fiabilidade e robustez do sistema de abastecimento de água e uma diminuição das fragilidades ao nível da quantidade e da qualidade de água disponível para consumo das suas populações, principalmente, em anos de fraca precipitação”.