Assembleia Municipal aprova Orçamento da Câmara de Beja

A Assembleia Municipal de Beja aprovou, ontem, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da Câmara para 2019.

Os documentos passaram com os votos favoráveis do PS e PSD e a abstenção dos eleitos da CDU, e do BE /Por S. Matias com Todos.

O Orçamento da Câmara de Beja ronda os 34 milhões de euros.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, frisou que Orçamento para 2019 é semelhante ao do ano passado. As Grandes Opções do Plano passam pela “valorização de recursos humanos, contratação de novas pessoas para Câmara de Beja e promoção da mobilidade intercarreiras e intercategorias”. A maioria socialista quer ainda “apostar em financiamentos próprios para equipamentos que vão valorizar o município e o concelho” e dar continuidade à pavimentação no concelho e na cidade.

João Dias, deputado municipal da CDU justificou a abstenção dizendo que das propostas “não ressalta com clarividência uma estratégia (…) que constitua uma marca distintiva para o concelho e para a cidade”.

Gina Mateus, do Bloco de Esquerda/Por S. Matias com Todos considera positivas algumas das medidas, entre as quais as que dizem respeito à “recuperação de edifícios no centro historio para arrendamento jovem” e a “construção de percursos inclusivos”, acessíveis a todos os munícipes. A deputada justificou a abstenção com aspectos menos positivos como a não inclusão de tarifas sociais no sector da água e a falta de verbas para o Orçamento Participativo.