Este ano, vão ser entregues, em Beja, quatro Medalhas de Mérito Municipal. Os nomes propostos foram aprovados, em Assembleia Municipal (AM). Os eleitos da CDU na Câmara de Beja e na AM falam num processo “inquinado por falta de diálogo”.
Das quatro medalhas, uma de Mérito Social será atribuída ao Padre Henrique, uma de Mérito Cultural a Francisco Torrão e duas medalhas de Mérito Económico serão entregues à EDIA e a João Lopes Baptista.
As medalhas de Mérito Municipal deste ano serão entregues a 9 maio, quinta-feira da Ascensão e feriado municipal de Beja.
Os eleitos da CDU na Câmara de Beja e na Assembleia Municipal vêm, em comunicado, afirmar que “o processo de apresentação de propostas de personalidades e entidades a aprovar, esteve inquinado por falta de diálogo e de uma postura ponderada que o processo exigia, da parte do executivo da Câmara Municipal de Beja”.
Os comunistas recordam que “no ano passado, dos seis nomes propostos e aprovados em reunião de Câmara, três foram rejeitados em votação na Assembleia Municipal”. Uma situação que para a CDU “expôs de uma forma, absolutamente, indecorosa o bom nome das personalidades e instituições rejeitadas”.
“Para evitar causar este tipo de constrangimentos a algumas pessoas ou entidades, os vereadores da CDU na Câmara decidiram, este ano, não apresentar nenhuma personalidade ou instituição, abstendo-se de participar no processo”, lê-se no comunicado.
Adianta, ainda, que “por outro lado, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal entenderam votar em branco as propostas apresentadas, por considerarem que, sem estar em causa, num ou noutro sentido os nomes indicados, o resultado acaba por não dignificar como deveria, nem os órgãos que deliberam nem as personalidades ou instituições agraciadas”.