Cerveja, música clássica e vida longa: as vacas japonesas que engordam à sombra do Alqueva (reportagem)

Há vacas que ouvem música clássica, bebem cerveja e só seguem para abate depois dos 30 meses. Parece o menu de um spa, mas é o dia-a-dia de um rebanho muito especial que pasta junto ao lago de Alqueva, na freguesia de Monsaraz. Em entrevista à Alentejo Ilustrado, o engenheiro civil Leonel Godinho conta como trocou as plantas e os projetos de obra pelos currais, rendido a uma raça que veio do Japão: as wagyu.

A ligação à terra vinha de família. Os avós criavam ovelhas e produziam cereais e azeitona, os pais cuidavam de alguns campos. Mas Leonel seguiu outro caminho e formou-se em Engenharia Civil. O bichinho da agricultura, esse, nunca o largou. Há pouco mais de oito anos, começou a procurar um projeto agrícola, sem saber bem qual. Estudou várias culturas até que um amigo lhe falou nas wagyu. Depois de muita pesquisa, ficou, nas suas palavras, “completamente rendido”.

Trazer esta raça para Portugal não foi tarefa simples. Leonel conseguiu a genética no Japão e montou uma exploração nos Estados Unidos, só para recolher embriões e sémen e para os analisar do ponto de vista sanitário, de modo a cumprir as exigências, das mais rigorosas do mundo. Já em Portugal, foi preciso certificar um laboratório, e a Escola Agrária de Castelo Branco foi a escolhida para os primeiros implantes de embriões. Só depois os animais chegaram à sua terra.

Nasceu assim a Wagyuworld, com parcelas para a recria, para o desenvolvimento e para a “finalização” dos animais. Hoje tem 160 cabeças, uma linha de puros a 100% e outra de cruzados, todos com sangue wagyu. Tudo o que comem é produzido na própria exploração, de cereais a forragens, passando pela azeitona. São, garante, animais 100% alentejanos.

O que distingue estas vacas das restantes? A dieta, mais rica em grão, com milho, trigo partido, cevada e, de preferência, fava. E como vivem mais tempo, os criadores dão-lhes uns miminhos, como a cerveja, com que, garante Leonel, elas se “deliciam”. A música clássica também faz parte da rotina, para criar um ambiente relaxante. “E elas gostam”, assegura. São animais calmos e dóceis, o que ajuda no maneio.

Ao contrário de outras, que são engordadas e seguem para abate ao fim de poucos meses, as wagyu nascem, crescem, reproduzem-se e vivem até à idade adulta. É esse tempo que lhes dá a gordura intramuscular que faz da carne uma das mais cobiçadas do mundo: suculenta, macia, com o célebre marmoreio. Rica em gorduras monoinsaturadas, é também conhecida como “amiga do coração”. Mas é mais cara, porque o animal come mais, durante mais tempo, e porque a genética é difícil de encontrar e custa muito.

Leonel acompanha todo o processo, do nascimento ao corte da carne. E é aqui que se mostra mais exigente. Para si, o stress do animal reflete-se na qualidade da carne. Conta que já teve dois animais, filhos do mesmo pai e criados juntos toda a vida, em que um viu o outro a ser abatido no matadouro. “Isso notou-se na carne de um e de outro”, recorda.

Por isso, impõe regras: quando as suas vacas chegam ao matadouro, não pode haver outros animais nas linhas de abate e o espaço tem de estar rigorosamente desinfetado. O mesmo cuidado se estende à desmancha, que exige quem saiba fazer mais do que bifes e costeletas.

Os clientes são sobretudo restaurantes com estrela Michelin e talhos de qualidade, mas também particulares que o contactam diretamente. E para si, criar wagyu é uma terapia: “Quando chegamos ao campo e estamos com estes animais parece que o mundo adquire outra velocidade”, diz. “Faz bem ao espírito, e a sua carne ao coração.”

Os desafios para o futuro são dois: fazer com que mais pessoas provem a carne destas vacas criadas junto ao Alqueva e aumentar as visitas à exploração, integradas na oferta turística e numa experiência gastronómica de exceção.

Leonel Godinho, que já presidiu à Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos Wagyu, assiste ao crescimento da raça no país. A associação nasceu em 2017 e inscreveu os primeiros animais em 2020. Até 2024 não passou dos 80, mas esse foi o ano da viragem: hoje conta com cerca de 300 animais puros.

Texto: Rádio Pax tendo como fonte a entrevista realizada por Júlia Serrão da Alentejo Ilustrado

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

12/10/2026
Chuva de milhões para as Câmaras de Beja: Odemira lidera com 35 milhões e Barrancos fica com pouco mais de seis (Reportagem)
12/10/2026
Hospital Central do Alentejo vai trabalhar com Hospital de Beja e recebe mais de um milhão de euros para equipamentos
12/10/2026
CCDR Alentejo promove em Évora debate sobre segurança alimentar e nutricional na região
12/10/2026
Última chamada para entrar na UPBeja: termina hoje o prazo para disputar 31 vagas
12/10/2026
ULS do Baixo Alentejo abre portas a médicos internos num Open Day no Hospital de Beja
12/10/2026
Hectares de canábis ao sol do Baixo Alentejo: a plantação vigiada 24 horas por dia que já dá medicamentos
11/10/2026
Arranjo de estradas e caminhos em Moura
11/10/2026
Quatro & Meia e Polo Norte na Feira dos Santos de Alvito