CNA contesta “aumento” dos apoios à agricultura e acusa Governo de maquilhar os números

CNA contesta “aumento” dos apoios à agricultura e acusa Governo de maquilhar os números

A Confederação Nacional da Agricultura põe em causa os números apresentados pelo Governo sobre os pagamentos feitos aos agricultores até ao final de agosto.

O Ministério da Agricultura anunciou um aumento de 225 milhões de euros, equivalente a mais 39% face ao mesmo período de 2025. Mas, para a CNA, estes valores não traduzem uma verdadeira melhoria do apoio ao setor e escondem, segundo a organização, atrasos nos pagamentos devidos aos produtores.

A confederação aponta, em particular, para os apoios ao investimento do PDR2020. Segundo a CNA, uma parte significativa do aumento anunciado resulta de verbas que deveriam ter chegado aos agricultores em 2025, mas que acabaram por ser pagas apenas este ano, na sequência de dificuldades na transição para o PEPAC.

Também os apoios destinados a compensar o aumento dos custos de produção são alvo de críticas. A CNA refere que o Governo pagou cerca de 30 milhões de euros através das medidas extraordinárias, mas considera que o montante fica muito aquém dos custos suportados pelos agricultores.

A organização calcula que, desde o início da guerra com o Irão, a subida do preço do gasóleo já terá representado um custo adicional de cerca de 55 milhões de euros para os produtores portugueses.

Quanto às perdas provocadas pelas intempéries registadas no início do ano, a CNA afirma que os pagamentos continuam longe dos valores anunciados. A confederação diz que, na ajuda simplificada, ainda não foi pago metade do montante previsto e garante que, nos avisos do PEPAC destinados a esses prejuízos, não terá sido efetuado qualquer pagamento.

Perante este cenário, a CNA acusa o Ministério da Agricultura de apostar numa comunicação baseada em grandes montantes, sem que isso corresponda, na sua perspetiva, à realidade vivida no terreno.

A organização considera que milhares de agricultores, sobretudo pequenos e médios produtores, continuam a enfrentar sérias dificuldades financeiras e defende que os apoios públicos estão longe de responder à dimensão dos problemas.

Para a CNA, os números apresentados pelo Governo não refletem a verdadeira situação do setor agrícola português, onde a estabilidade económica continua, segundo a confederação, longe de estar garantida.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Mértola
24/10/2026
D.A.M.A com Buba Espinho e Bandidos do Cante na noite principal da Feira da Caça
24/10/2026
I Jornadas dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica da ULSBA
Mértola
23/10/2026
Feira da Caça arranca hoje em Mértola: autarca aposta na caça para aquecer a economia nos meses frios
Almodôvar
23/10/2026
Almodôvar coloca a saúde em primeiro lugar: dois dias para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Vidigueira
22/10/2026
Ministério Público quer antigos autarcas da Vidigueira condenados a prisão e exige devolução de quase 45 mil euros
Alentejo
22/10/2026
Turismo no Alentejo contraria dificuldades nacionais e dispara nas receitas: região está entre as que mais crescem no país
21/10/2026
Dez municípios do distrito de Beja vão receber tratores para reforçar a prevenção de incêndios rurais
21/10/2026
Guerra aberta na CIMBAL: presidente da Câmara de Beja diz que não foi consultado e rejeita o protesto sobre Tancos