Os Deputados do Partido Socialista Nelson Brito, Hugo Costa e Ricardo Pinheiro dirigiram um conjunto de perguntas ao Ministro das Infraestruturas e Habitação relacionadas com o anunciado encerramento da linha ferroviária do Alentejo, entre Casa Branca e Beja, durante as obras de modernização.
Os eleitos consideram que a eletrificação da linha é “essencial para o desenvolvimento das regiões”, mas temem as consequências do encerramento da linha Casa Branca – Beja durante 21 meses conforme está previsto no plano da Infraestruturas de Portugal.
Os Deputados pretendem conhecer os estudos técnicos que sustentam a necessidade de encerramento total da linha e questionam sobre a possibilidade de realização da obra sem a suspensão total do troço Casa Branca – Beja, solução já implementada em outras intervenções semelhantes no País.
Nelson Brito, deputado do PS eleito por Beja, defende a criação de alternativas à circulação e lamenta que o Ministro não autorize os responsáveis regionais da Infraestruturas de Portugal a receber os deputados do PS.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação é ainda questionado sobre a existência de planos de investimento adicionais que incluam a reabertura do troço Beja – Funcheira e a ligação ferroviária ao Aeroporto de Beja.