Dois estabelecimentos de ensino do distrito de Beja que aderiram à campanha “Escola Electrão” já recolheram, este ano letivo, entre setembro e dezembro, 13 toneladas de equipamentos elétricos usados.
Das cinco escolas inscritas na iniciativa, a Escola Básica Aviador Brito Paes, em Colos, no concelho de Odemira e a Escola Secundária de Serpa encaminharam 13 toneladas de resíduos para reciclagem.
A maior parte dos equipamentos elétricos usados recolhidos na campanha correspondem a pequenos aparelhos, como telemóveis, computadores, micro-ondas e candeeiros, que perfazem um total de 13.031 quilos. Foram, ainda, recolhidos 86 quilos de pilhas e 12 quilos de lâmpadas.
A campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, tem como objetivo sensibilizar para o correto encaminhamento de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos fora de uso.
A 11ª edição da “Escola Electrão”, que se prolonga até junho, envolve 236 escolas a nível nacional. Globalmente, neste primeiro período, as escolas aderentes recolheram em todo o país um total de 73 toneladas de equipamentos usados.
Cada escola participante pode receber prémios em função da quantidade de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados recolhidos.
É atribuído um ponto por cada 100 quilos de equipamentos elétricos usados, 10 quilos de lâmpadas ou 10 quilos de pilhas entregues.
Por cada 10 pontos acumulados, no final do ano letivo, a escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros para usar na aquisição de novos equipamentos elétricos.