Gonçalo Valente, deputado do PSD eleito por Beja, acusa Diva Ribeiro, deputado do Chega eleita por Beja de querer “levar ao engano os baixo alentejanos”.
De acordo com a nota, em causa estão afirmações proferidas pela parlamentar após uma audição com a Ministra da Saúde que demonstram “um enorme desrespeito pela verdade”.
Gonçalo Valente frisa que a “sra. deputada escreveu, através de nota de imprensa, que a Sra. Ministra afirmou que “o Hospital de Beja não faz parte do orçamento do ministério da Saúde deste Governo, sublinhando uma contínua negligência para com o Distrito de Beja e os seus munícipes”, assim como, o total desconhecimento da ministra em relação ao Hospital de Beja, demonstrando uma ausência de comunicação dentro do Governo e fora deste”.
O deputado do PSD considera estas declarações “muito graves”, dizendo que “não correspondem minimamente à verdade e demonstram total desconhecimento político”.
Na nota enviada às redações, Gonçalo Valente questiona “como pode o Hospital de Beja fazer parte do orçamento deste Governo, se este não fez aprovar nenhum orçamento seu, estando a governar com o orçamento aprovado pelo Partido Socialista?”.
O parlamentar afirma que ou “mentiu ou então desconhece os factos políticos (ambos muito graves)”.
Gonçalo Valente garante, ainda, que aquilo que foi dito pela ministra da Saúde foi: “não tenho ainda uma fotografia do Hospital de Beja, mas temos já uma visita programada nas próximas semanas”.
Acrescenta que a governante adiantou, também, que “todas as obras incluídas no PRR, sem exceção, são para executar. As que não estão, como é o caso do Hospital de Beja, «vamos orçamentar e acudir a aquilo que deve ser acudido, Beja e o Alentejo inserem-se nos casos mais problemáticos e urgentes, tal como o Algarve»”.
O deputado social-democrata realça ainda que a ministra terminou assegurando que irão “abrir unidades USF modelo C, e o Baixo Alentejo é um dos locais previstos, ajudando assim, a dar resposta aos cerca de 22.000 utentes sem médico de família”.
Diva Ribeiro, deputada do Chega, considera “desnecessária” a declaração do deputado da AD pois as palavras da ministra são públicas. A parlamentar frisa que foi clara quanto às afirmações da governante que disse desconhecer a existência do projeto de ampliação do Hospital de Beja.