Governo disponibiliza 5 M€ para jovens viticultores

O Ministério da Agricultura anuncia que até ao final do ano estão abertos dois concursos destinados a apoiar jovens agricultores no sector da viticultura.

O Governo disponibiliza cinco milhões de euros para a renovação e rejuvenescimento das empresas agrícolas por forma a “aumentar a atractividade do sector agrícola para os jovens e contribuir para a dinamização económica e reorganização do sector da vinha”.

“Reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação e a formação, e apoiar a instalação de novas plantações de vinhas são outros dos objectivos”, revela o Ministério.

O primeiro concurso “Jovens Agricultores”, no valor de um milhão de euros, tem como objectivo “apoiar a primeira instalação de jovens no setor da viticultura”.

Com um valor de quatro milhões de euros, o segundo concurso “Investimento de Jovens Agricultores na Exploração Agrícola” destina-se a apoiar investimentos em explorações agrícolas, cujo valor total seja superior a 25 mil euros. interessados podem candidatar-se a ambos os concursos.

As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 31 de Dezembro através do Portal do Portugal 2020 ou do Portal do PDR 2020.