O Grupo chinês Chint Solar deu início ao processo de licenciamento do “Cluster Alqueva – Portel”. Trata-se de um investimento que prevê a construção de três centrais solares com baterias e dois parques eólicos nos concelhos de Portel e Vidigueira.
No seu conjunto, os projetos devem assegurar uma produção de energia elétrica de aproximadamente 1 867,9 GWh/ano (gigawatt-hora por ano).
O investimento abrange os municípios de Vidigueira, na freguesia de Pedrógão, e de Portel, na União das freguesias de Amieira e Alqueva e na freguesia de Vera Cruz.
A área de implantação é de 2 616 hectares.
O investimento, cujo montante não é revelado, contempla a instarão de 2,1 milhões de módulos fotovoltaicos e sete aerogeradores.
A vida útil estimada para as centrais solares e parques eólicos é de 30 anos.
De acordo com os promotores, “os projetos localizam-se numa região com condições particularmente favoráveis à produção de energia solar fotovoltaica, beneficiando dos elevados níveis de irradiação solar característicos da região do Alentejo”.
A Chint Solar é uma companhia chinesa que comprou a sociedade portuguesa SolCarport a um grupo alemão em 2023.
Tem várias centrais solares na sua posse, entre elas algumas apontadas como “gigantes”, como a de Cavandela (concelho de Castro Verde), a de Cafelado (Viana do Alentejo), a de Monte Coito (Mértola) e a de São Gião (Portel).
Soma 3,8 gigas aprovados para ligar à rede, no âmbito dos acordos diretos com a REN e a E-Redes.