A Comissão de Agricultura e Pescas aprovou, ontem, por unanimidade, uma proposta do Partido Socialista que prevê a constituição de um Grupo de Trabalho do Setor Vitivinícola.
O objetivo, segundo o Grupo Parlamentar do PS, é “fazer uma avaliação concreta da situação atual do setor, avaliar as medidas e ações existentes e propor medidas adicionais”.
O Grupo de Trabalho, com o prazo mínimo de 120 dias, irá apresentar um relatório final sobre o setor vitivinícola.
“O vinho é dos produtos endógenos mais valiosos à escala nacional, por isso é fundamental controlar as importações com o objetivo de defender uma das principais marcas nacionais, que são os vinhos de Portugal”, considera Nelson Brito, coordenador dos socialistas na Comissão de Agricultura e Pescas e deputado eleito por Beja.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista entende que “o setor vitivinícola desempenha um papel crucial na economia nacional, servindo como um importante motor para a sustentação das comunidades rurais e o ordenamento do território, criando emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental, pelo que se deverá defender e valorizar”.