Ministra da Agricultura garante revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira

Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura garantiu, na semana passada, que a “revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira é para avançar”.

A certeza foi deixada, em Odemira, durante o Encontro Regadio 2019, organizado pela FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal e pela ABMira – Associação de Beneficiários do Mira.

A Ministra da Agricultura presidiu à sessão de encerramento do Encontro, destacando como grandes objetivos do Governo em matéria de regadio: “promover a requalificação e modernização dos perímetros de rega existentes, tornando-os mais eficientes; prosseguir com a implementação do Programa Nacional de Regadios e proceder à revisão do sistema de cálculo do tarifário da água para rega”.

José Núncio, presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal disse à Rádio Pax que “os regantes ouviram com agrado a garantia dada por Maria do Céu Albuquerque de que será implementada a revisão do traçado do Perímetro de Rega do Mira, construído na década de 60, e que tem 94% da sua área (12.000 hectares) integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”.

O Encontro Regadio 2019 reuniu mais de 150 participantes, entre os quais entidades gestoras de aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país.