O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) revela, em comunicado, que existem 70 novas crias de um total de 24 fêmeas reprodutoras, no Vale do Guadiana.
A informação surge no âmbito da monitorização de 2021 da população de linces ibéricos reintroduzida naquele local.
A mesma fonte sublinha que são mais dez nascimentos e mais seis fêmeas reprodutoras, comparativamente, ao ano anterior, podendo estes números, ainda, ser revistos, em alta, dada a vasta área, agora, ocupada pela espécie.
O ICNF refere que “sete anos, após o início do processo de reintrodução, são, agora, referenciados cerca de 200 linces distribuídos por um vasto território que se estende entre os concelhos de Serpa e de Tavira”.
“Nos próximos anos, ao abrigo do projeto LIFE Lynxconnect serão desenvolvidas iniciativas para reforçar a ligação entre as várias populações de linces e valorizar o ecossistema mediterrânico, melhorando a qualidade do habitat e a abundância de presas”, realça o comunicado.
De acordo com o ICNF, “o sucesso da reintrodução do lince, verificado ao longo destes anos, resulta de um esforço ibérico em que associações de caçadores, agricultores, proprietários, ONGs, autarquias e entidades governamentais se uniram para resgatar e reverter a tendência de evolução de uma espécie que caminhava para a extinção”.