Nelson Brito, deputado do PS eleito pelo círculo de Beja, dirigiu um conjunto de perguntas ao ministro das Infraestruturas e Habitação relacionadas com a mobilidade na região. No total, são três requerimentos que surgem depois de escutar as preocupações dos autarcas do Baixo Alentejo.
No documento dedicado à A26, Nelson Brito questionou se o Governo “vai avançar com a construção do troço entre Santa Margarida do Sado e Beja”. Em caso afirmativo, o socialista quer saber qual o valor de investimento, os prazos de execução e se serão aplicadas portagens a este troço entre Santa Margarida do Sado e Beja.
O deputado do PS questionou, também, de que forma será a eventual obra de construção da A26 entre Santa Margarida do Sado e Beja compatibilizada “com o investimento em curso de mais de 60 milhões de euros no IP8”.
Outro dos temas abordados prendeu-se com aquela que Nelson Brito diz ser “a necessidade urgente de obras de reparação e manutenção na rodovia do Baixo Alentejo”.
O parlamentar questiona, ainda, o Governo “para quando intervir” em estradas como, a EN260 (IP8) de Beja até à fronteira em Vila Verde de Ficalho, a EN122 de Mértola ao IC27, EN18 de Ervidel a Beja, EN263 de Ourique a Odemira e a EN2 de Ferreira do Alentejo a Aljustrel.
Relativamente à ferrovia, Nelson Brito quer saber “se haverá investimento para a reabertura da linha Beja-Funcheira, no concelho de Ourique.
Nelson Brito pretende, ainda, saber quais são as expetativas do Governo relativamente à ligação da ferrovia ao Aeroporto de Beja e, em que estado se encontram os estudos necessários à ligação do ramal da Almina, em Aljustrel, à linha do Sul.