Opinião: António José Brito

Nesta oportunidade que tenho aqui na Rádio Pax, gostava de falar-vos do trabalho e da cooperação que a Câmara Municipal de Castro Verde tem vindo a manter com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde. Fazemo-lo por considerarmos que os Bombeiros são um elemento fundamental da nossa sociedade e têm uma ação absolutamente indispensável e muito necessária para todos nós.

Nesse sentido, não deixamos aqui de sublinhar aquilo que é a sua enorme capacidade para servir os outros, para estar ao lado dos outros, para fazer o bem pela comunidade, com um sentido publico de enorme valia, o que fica bem vincado naquilo que é a sua resiliência, na sua vontade de trabalhar, no esforço de estar ao serviço dos outros e, necessariamente, também para dar as respostas muito necessárias no quadro da proteção civil e por isso mesmo, têm uma ação, como digo, indispensável e fundamental aqui no concelho de Castro Verde, como de resto em todos os concelhos do país e das ilhas.

Vale a pena dizer que no caso de Castro Verde, desde que chagámos à Câmara Municipal, em 2017, temos vindo a fazer um esforço no sentido de reforçar aquilo que são os apoios financeiros. Numa primeira medida, os Bombeiros passaram a ter um aumento de 6 mil euros de subsídio anual e, neste momento, com 74 mil euros após um novo reforço de 8% desse subsídio no início deste ano de 2020, a Câmara Municipal de Castro Verde, acabou também de aprovar um apoio extraordinário de mais 20 mil euros. Ou seja, estamos a falar de um apoio neste ano de 2021 que, para já, se cifrará em 94 mil euros para os Bombeiros. Além disso, naturalmente que a Câmara assume aquilo que é a sua responsabilidade, como os seguros de todo o corpo de Bombeiros e, a par disso, também queria sublinhar, por me parecer muito importante, e por ser quase ímpar no nosso distrito, o facto de termos criado o Cartão Municipal do Bombeiro.

E o que é isto do Cartão Municipal do Bombeiro?

O Cartão Municipal do Bombeiro é um cartão em que todos os bombeiros profissionais e voluntários são titulares e que têm com esse cartão regalias, como por exemplo, um apoio direto a cada filho de 100 euros para aquisição de material escolar, para além de desconto de 50% nas faturas da água e ainda acesso gratuito a diferentes serviços da Câmara Municipal, desde o cinema, passando pelas aulas de natação até outros serviços que são prestados pela Câmara Municipal.

Ou seja, com esta medida do cartão municipal aquilo que nós quisemos fazer foi evidentemente valorizar o voluntariado e apoiar e estimular, aqueles que querendo estar nos bombeiros, querendo dar um pouco de si aos outros tenham também algumas regalias e, por isso, a disponibilidade do município nesse sentido.

Este é um trabalho que temos vindo a construir, a erguer de um modo continuo e que queremos continuar a fazer.

Para nós, os bombeiros voluntários de castro verde são uma parte essencial da nossa comunidade e estão sempre ao nosso lado, pelo que, dentro do que são as nossas possibilidades no município de castro verde, estaremos sempre e em todos os momentos ao lado dos nossos bombeiros.

António José Brito,

Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde