Pedro do Carmo eleito representante de Portugal na União Interparlamentar

Pedro do Carmo eleito representante de Portugal na União Interparlamentar

Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, foi eleito representante de Portugal na União Interparlamentar.

O deputado socialista é um dos oito representantes de Portugal na Assembleia da União interparlamentar que, atualmente, é presidida pelo deputado português Duarte Pacheco.

“Naturalmente, tudo farei para dar expressão neste fórum do sentir, dos problemas e dos desafios do Mundo Rural e dos territórios de baixa densidade, realidades que nem sempre têm a visibilidade que merecem como espaços de identidade, de potencial produtivo e de sustentabilidade. Também aqui procurarei dar voz e defender a nossa realidade como Baixo Alentejanos, integrados num território rural”, defendeu Pedro do Carmo.

A União Interparlamentar (UIP) é a organização internacional dos Parlamentos do Estados soberanos. Nos termos dos seus Estatutos, aprovados pela RAR n.º 60/2003, de 19 de agosto, a UIP partilha os objetivos da Organização das Nações Unidas e apoia os seus esforços, trabalhando com ele em estreita colaboração.

A UIP tem como objetivo central fomentar as relações pessoais entre os membros de todos os Parlamentos e reuni-los numa ação comum tendente a manter e assegurar a plena participação dos respetivos Estados na consolidação e desenvolvimento das instituições representativas e na   promoção da paz e cooperação internacional, apoiando sobretudo os objetivos das Nações Unidas.

Pronuncia-se sobre todos os problemas internacionais suscetíveis de solução por via parlamentar e apresenta sugestões com vista ao desenvolvimento das instituições parlamentares, melhoria do seu funcionamento e realce do seu prestígio.

Sendo um fórum de concertação interparlamentar à escala mundial, a UIP trabalha para o reforço das instituições representativas, no desempenho de um conjunto de tarefas: favorecer os contactos, a coordenação e as trocas de experiências entre os parlamentos e os parlamentares de todos os países intervenientes; examinar as questões de interesse comum e de preocupação internacional e pronunciar-se a seu respeito, com vista a suscitar uma ação da parte dos parlamentos e dos parlamentares; contribuir para a defesa e para a promoção dos direitos humanos que tenham importância universal e cujo respeito constitua um fator essencial da democracia parlamentar e do desenvolvimento e contribuir para um melhor conhecimento do funcionamento das instituições representativas e para o reforço dos seus meios de ação.

A UIP colabora no estudo dos problemas políticos, económicos, sociais e culturais, a nível internacional. Os membros da UIP transmitem as resoluções aprovadas nas Assembleias, aos Parlamentos e Governos respetivos e encorajam a sua aplicação.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Casével
28/05/2025
Obras no Posto Médico de Casével poderão arrancar em julho
26/05/2025
Movimento Independente de cidadãos na corrida à Câmara de Alvito
Castro Verde
26/05/2025
Castro Verde vai à Rua: Semana de trabalho em São Marcos da Ataboeira
25/05/2025
PCP homenageia Catarina Eufémia
Câmara de Mértola
23/05/2025
Água para o Algarve, autotanques para Mértola: autarca socialista ataca governo central
Câmara de Mértola
22/05/2025
Inação do Governo agrava insegurança em Mértola, alerta Mário Tomé
21/05/2025
José Morais é o candidato à junta de Santo Aleixo da Restauração nas listas do PS
20/05/2025
Livre fala em “consolidação” no Alentejo