“Portugueses estão a escolher cada vez mais o interior do país” diz Ministra da Agricultura

A população bejense já pode enfrentar os dias quentes com uma ida a banhos.

O Parque Fluvial dos Cinco Reis foi inaugurado, esta sexta-feira, com a presença da Ministra da Agricultura.

Em tempo de pandemia, o espaço permite uma utilização média diária de 800 pessoas, numa altura em que o turismo no interior do pais é o mais procurado.

“Se dúvidas teríamos da importância destes equipamentos e destes investimentos no interior do país, hoje, depois deste contexto de pandemia, não temos dúvida nenhuma, até porque sentimos que os portugueses estão a escolher cada vez mais o interior do país para tirar férias”, revela Maria do Céu Albuquerque em declarações aos jornalistas.

A Ministra manifesta a sua “satisfação” em inaugurar aquela praia que “veio em boa hora”.

O Parque Fluvial que recebe água da albufeira do Alqueva teve um investimento de 700 mil euros. O projeto foi alvo de uma candidatura ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal.

O novo espaço dispõe de plataformas para atividades náuticas, percursos pedonais, espaços para observação de abes e um parque de merendas.

Beja passa, assim, a ter um “espaço de lazer convidativo e um espaço que era destinado exclusivamente à agricultura passa a ter uma segunda vertente que é a vertente do lazer, do turismo e do bem-estar numa região tão quente como este”, refere Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, também presente na inauguração.

O autarca revela que “a água é monitorizada semanalmente (…) para oferecer todas as garantias aos banhistas que possam vir aqui frequentar este espaço”.

“A temperatura da água é muito convidativa e, portanto, temos aqui um parque aquático que foi muito bem pensado, muito bem estruturado e que serve os objetivos de acrescentar mais uma valência turística àquelas que a cidade de Beja já tinha”, acrescenta.

A população e os visitantes podem ir a banhos até dia 30 de setembro altura em que termina a época balnear.