12°C
Scattered clouds

“Prioridade da cerca sanitária em Odemira é a saúde pública”, diz Cabrita

“Prioridade da cerca sanitária em Odemira é a saúde pública”, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna disse, ontem, que a prioridade da cerca sanitária, em Odemira, é a saúde pública, devido à Covid-19, mas o Governo está atento a problemas ligados aos trabalhadores agrícolas.

“Neste momento, a prioridade absoluta é a saúde pública e a resposta à pandemia”, disse Eduardo Cabrita em Odemira, argumentando que os problemas de habitação e do modelo económico da região “não serão, de certeza, resolvidos em uma ou duas semanas”.

Questionado pelos jornalistas sobre problemas que enfrentam os imigrantes que vêm trabalhar na agricultura no Alentejo, não apenas em Odemira, mas também em outros concelhos da região, nomeadamente, nas campanhas da apanha da azeitona, na zona de Beja, o governante defendeu que “o essencial é que existam medidas preventivas”.

Eduardo Cabrita exemplificou dizendo que “o Ministério da Administração Interna tem um Contrato Local de Segurança, em Serpa, que tem a ver com o olival intensivo, que integra todas as entidades em articulação com a câmara municipal” e que “já foi criado há alguns anos”.

Para já, segundo o ministro, no concelho de Odemira, onde está em vigor, desde sexta-feira, uma cerca sanitária, nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, devido à elevada incidência de casos de Covid-19, há que resolver o problema sanitário.

Mas, adiantou Eduardo Cabrita, as questões relacionadas com os trabalhadores agrícolas, muitos deles imigrantes, que representam grande parte dos casos de covid-19 neste concelho, não estão esquecidas pelo Governo.

“Não é agora, não é hoje, não é essa a prioridade da cerca sanitária. Não é resolver esse problema, mas o Governo está atento”, afirmou.

Segundo Eduardo Cabrita, “um dos quatro pilares do programa do Governo é, exatamente, o desfio demográfico”, que tem, entre as suas componentes, “uma política de inclusão, de integração”, que “levou aliás à constituição, pela primeira vez, de uma secretaria de Estado para a Integração de Migrantes”.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem “atuado no quadro daquilo que é a dimensão criminal”, lembrou, referindo que, ao mesmo tempo, existe neste concelho “uma economia que é relevante para a região” e “para o país”, ou seja, as empresas agrícolas, do setor hortofrutícola.

Estes “são os primeiros interessados em que o modelo económico que é desenvolvido nesta área seja um modelo associado ao respeito pelos direitos humanos, ao respeito pelo trabalho com direitos” e, igualmente, “ao respeito pelo direito à habitação”.

Eduardo Cabrita e a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participaram na reunião

da ‘task force’ do concelho de Odemira criada pelo Governo para operacionalizar e implementar ações de controlo e prevenção da pandemia.

Rádio Pax/ Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

migrantes
13/02/2025
Plataforma de integração de migrantes apresentada em Ferreira e Odemira
Resialentejo
13/02/2025
Resialentejo vai ter Central de Triagem de Embalagens Automática de última geração
13/02/2025
IPBeja promove campanha solidária
Castro Verde
13/02/2025
Castro Verde cria órgão para envolver jovens na definição de políticas
13/02/2025
Câmara de Cuba recebe propostas para venda ambulante no Carnaval
13/02/2025
Município de Serpa recebe inscrições de figurantes para cortejo
12/02/2025
Violência doméstica: Prisão preventiva para suspeito de perseguir ex-companheira em Beja
Incêndio
12/02/2025
Carrinhos de compras incendiados em supermercado de Beja