Serpa: Obra dos Passadiços do Pulo do Lobo parada

Serpa: Obra dos Passadiços do Pulo do Lobo parada

A Câmara Municipal de Serpa deliberou, na reunião de 5 de janeiro, a resolução imediata do contrato com a empresa que estava a construir os Passadiços do Pulo do Lobo. Apesar de a decisão ter sido votada a favor pelos eleitos do PS, os vereadores socialistas consideram que o processo tem sido mal gerido.

A autarquia justifica, em comunicado, a decisão da rescisão do contrato com “o não cumprimento” do mesmo, “em vários aspetos, nomeadamente, na falta de qualidade dos trabalhos realizados, o incumprimento contratual e os permanentes atrasos nos prazos de execução da obra”.

Neste ponto, os vereadores do PS votaram a favor, justificando que “segundo os técnicos da autarquia se afigura a melhor solução”.

Recorde-se que “o contrato foi assinado a 7 de maio de 2019, e volvidos quase três anos, a obra continua por concluir”.

Tomé Panazeite, eleito do PS na Câmara de Serpa, admite que esta é uma obra muito importante para o concelho e que o PS viu com agrado quando foi anunciada. Contudo, considera que existe uma má gestão do processo por parte do executivo de maioria CDU.

O eleito socialista afirma que “houve uma publicidade exageradíssima por parte da Câmara, mesmo quando já se sabia que a obra não teria bom fim”.

Os vereadores do PS apontam, ainda, o dedo ao facto de o município ter partilhado na sua página de Facebook “uma grande peça em vídeo sobre os passadiços, quando este processo de intenção de resolução do contrato já estava em curso, desconhecendo-se se, ou quando, irão ser concluídos os trabalhos.”

João Efigénio Palma, presidente da Câmara de Serpa, não se revê nas acusações dos vereadores do PS.

Sublinha que a empresa que venceu o concurso público pediu por diversas vezes extensão dos prazos, alegando dificuldades na entrega de materiais provocadas pela pandemia.

Contudo, frisa que “o serviço de fiscalização da autarquia foi sempre acompanhando a obra, tendo reportado várias inconformidades”.

O município explica que “resta, agora, à empresa cessar de imediato a execução de trabalhos e encerrar o estaleiro de obra”.

Acrescenta, ainda, que “poderá, agora, pedir indemnização devida pelo incumprimento e pelos prejuízos que terá que suportar para que a obra seja concluída, nomeadamente com o lançamento de novo procedimento”.

Recorde-se que projeto previa a construção de três troços pedonais: uma escadaria com cerca de 300 degraus que desce a encosta em ziguezague, através de patamares de descanso que funcionam como miradouros e dois passadiços de madeira, em sentidos opostos ao longo da margem esquerda do rio.

A estrutura deverá ter três zonas de estadia, com miradouros sobre o Guadiana, e duas pontes, uma delas sobre a ribeira do “beco do pulo”.

Com a criação dos Passadiços do Pulo do Lobo, o município de Serpa pretende criar uma estrutura de apoio à valorização e visitação do sítio do Pulo do Lobo, tornando acessível e confortável o acesso pedonal e permitindo o desfrute da margem do rio Guadiana nas imediações da cascata.

Para além dos passadiços de madeira, serão também instaladas sinalética e estruturas interpretativas e informativas do espaço envolvente, visto que para além de melhorar as condições de fruição do espaço pelo visitante, pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral, visitantes e turistas para a temática da conservação e preservação da natureza, incindindo sobre a riqueza natural, ambiental e paisagística do Parque Natural do Vale do Guadiana.

A operação “Passadiços do Pulo do Lobo”, candidatada ao Alentejo 2020, foi aprovada pelo valor de investimento de 401.102,91 euros, sendo comparticipada pelo fundo da União Europeia FEDER, no montante de 340.937,47euros.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Câmara de Mértola
22/05/2025
Inação do Governo agrava insegurança em Mértola, alerta Mário Tomé
21/05/2025
José Morais é o candidato à junta de Santo Aleixo da Restauração nas listas do PS
20/05/2025
Livre fala em “consolidação” no Alentejo
Legislativas 2025
19/05/2025
Legislativas: Maior percentagem de votos da AD foi no concelho de Boticas e a menor em Aljustrel
19/05/2025
Distrital de Beja do PSD “congratula-se” com resultados das legislativas e eleição de deputado
19/05/2025
Distrital de Beja do Chega compara Legislativas de 18 de maio ao 25 de Abril
Legislativas 2025
18/05/2025
Rui Cristina, Pedro do Carmo e Gonçalo Valente eleitos por Beja
Legislativas 2025
18/05/2025
Beja tem 40 secções de voto nestas Legislativas