O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde tem agora previsão de fecho somente 12 horas no dia 22 e 6 horas no dia 29 deste mês.
Recorde-se que, há uma semana, a previsão apontava para sete dias de encerramento, nalguns casos durante 24 horas.
No caso de dezembro, que tinha previsão de vários dias com encerramentos, está agora garantido que o Serviço funcionará todo o mês sem interrupções.
Estas são conclusões saídas da reunião entre as Câmaras Municipais de Castro Verde, Aljustrel, Almodôvar, Beja, Mértola, Moura e Ourique com o Diretor Executivo do SNS, António Gandra Almeida, e o presidente da ULSBA, José Carlos Queimado.
Os autarcas registaram “com muita preocupação o gravíssimo quadro de funcionamento previsto nas próximas semanas nos serviços de Pediatria e Obstetrícia no Hospital de Beja”.
Tudo aponta para novos episódios de fecho que merecem “firme condenação e preocupação” dos Municípios.
“Esta situação poderá implicar a transferência de crianças doentes e de mulheres grávidas para Évora ou Faro”, num procedimento que os autarcas “não aceitam”.
Os presidentes das autarquias exigiram ao Diretor Executivo do SNS soluções rápidas e eficazes que “permitam superar esta situação totalmente indesejável e inaceitável”.
No encontro foi ainda apresentada a “profunda apreensão” com a escassez de médicos nos concelhos de Aljustrel e Mértola e no SUB de Moura.