Autarcas do Baixo Alentejo reivindicam colocação dos helicópteros bombardeiros

Autarcas do Baixo Alentejo reivindicam colocação dos helicópteros bombardeiros

Os autarcas do Baixo Alentejo exigem a colocação de dois helicópteros bombardeiros de combate a incêndios na região.  

“Considerando que é a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil a entidade responsável pela distribuição dos meios no território e perante os argumentos aduzidos, os autarcas do Baixo Alentejo exortam os seus responsáveis máximos a disponibilizarem os dois helicópteros bombardeiros ligeiros, previstos no DECIR 2025, nos heliportos de Moura e Ourique, o mais urgente possível”, lê-se na nota enviada à Rádio Pax, pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

No âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais — DECIR 2025, estava prevista a colocação nos heliportos de Moura e de Ourique de dois helicópteros bombardeiros ligeiros, a partir de 1 de junho e até 15 de outubro do corrente ano.

A CIMBAL diz que “infelizmente, neste mês de junho (fase Charlie), não contámos com estes dois meios aéreos no Baixo Alentejo”.

Não obstante ter sido posicionado, provisoriamente, um bombardeiro pesado de combate a incêndios em Ourique, “este tem características e operacionalização totalmente distintas”, entendem os autarcas.

“De facto, os helicópteros ligeiros funcionam, de forma eficaz, como meios de ataque inicial evitando a propagação dos incêndios, quando ativados de forma célere e chegando ao evento, ainda numa fase inicial do mesmo. O bombardeiro pesado necessita de um considerável período de tempo (entre 30 a 40 minutos) para poder levantar voo e é também importante, mas numa fase posterior do ataque ao incêndio”, adianta a CIMBAL.

Os municípios alertam que a área ardida nos treze concelhos do Baixo Alentejo “já ultrapassa os 700 hectares, muito superior ao mesmo período dos últimos anos”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

26/09/2026
PS visita nova residência de 22 milhões em Beja e reclama créditos pelo investimento
24/09/2026
Palácio da Justiça e a guerra dos convites: Palma Ferro responde a Paulo Arsénio e aquece reunião da Câmara de Beja
Almodôvar
23/09/2026
Guerra política explode em Graça dos Padrões: PSD acusa acordo com PS de contrariar escolha dos eleitores
16/09/2026
Beja: PS acusa Governo de transformar inauguração do Palácio da Justiça numa festa do PSD
16/09/2026
Beja pode recuar 21 anos: executivo arrisca ficar sem uma única mulher
15/09/2026
Beja: PM diz que Portugal é "democracia madura" com sistema de justiça "muito qualificado" (Fotogaleria)
15/09/2026
PS Serpa: CDU deixou escapar oportunidades e agora Câmara pode pagar dois milhões pela Secundária
Alentejo
11/09/2026
PS arrasa apoio ao gasóleo agrícola: “10 cêntimos são manifestamente insuficientes”