Alvito: Presidente da Câmara critica falta de resposta das Juntas de Freguesia

O presidente da Câmara Municipal de Alvito, José Efigénio, lançou críticas às juntas de freguesia de Vila Nova da Baronia e de Alvito, por não cumprirem com as suas competências, o que, segundo o autarca, acaba por prejudicar diretamente as populações.

Apesar do reforço orçamental atribuído pela câmara às juntas e da disponibilização de dois funcionários (um para cada freguesia), José Efigénio denuncia que, ainda assim, continuam a existir falhas graves. “Nenhuma das juntas tinha, por exemplo, um funcionário com carta de condução, o que limita bastante a capacidade de intervenção local”, referiu.

O autarca sublinha que a relação institucional da câmara com as juntas tem sido, no geral, positiva, mas frisa que “nem sempre a resposta das juntas tem sido adequada” e que, muitas vezes, não são cumpridas as responsabilidades que lhes competem por lei.

Entre as áreas de competência das freguesias estão a manutenção de jardins e a reabilitação de parques infantis. No entanto, segundo José Efigénio, “nenhuma das juntas tem feito qualquer tipo de reabilitação”. Na prática, é a câmara municipal que acaba por assumir essas tarefas, para que as populações não fiquem desassistidas.

“O município está cá para colaborar e nunca se demite nas responsabilidades, sejam da câmara ou das juntas. Mas, realmente, estas (as Juntas de Freguesia) podiam, e deviam, colaborar muito mais”, afirma o presidente.

Também no setor cultural, a crítica mantém-se. Apesar do apoio logístico garantido pela autarquia, José Efigénio aponta que “muitas vezes as juntas não querem dar resposta a esse apoio, o que compromete a dinamização local”.

O autarca deixou claro que a câmara continuará a garantir os serviços essenciais, mas não esconde a frustração perante a falta de envolvimento das juntas de freguesia nas suas áreas de responsabilidade.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

14/10/2026
Um ano depois, o que mudou em Beja? Nuno Palma Ferro responde às perguntas da Pax (Entrevista)
Alentejo
14/10/2026
CAP avisa que vai intensificar os protestos se o Governo não apoiar os agricultores
Odemira
13/10/2026
Propostas do Orçamento Participativo de Odemira já podem ser votadas
Ferreira do Alentejo
13/10/2026
10 de janeiro é dia de eleições intercalares em Ferreira do Alentejo
13/10/2026
Olivum Talks: Geopolítica, Mercados e sustentabilidade em foco
12/10/2026
Hectares de canábis ao sol do Baixo Alentejo: a plantação vigiada 24 horas por dia que já dá medicamentos
Alqueva
12/10/2026
Cerveja, música clássica e vida longa: as vacas japonesas que engordam à sombra do Alqueva (reportagem)
11/10/2026
Beja: Domingo marcado por homenagem a Florival Baiôa