“Vamos à Festa pelo Nosso Gonçalinho” é o mote para mais uma iniciativa solidária a favor do Gonçalo, um menino de 6 anos, natural de Beja, com paralisia cerebral grave, ainda sem diagnóstico.
O evento realiza-se na sexta-feira, dia 13 de setembro, a partir das 21:00 horas, no Pavilhão do Penedo Gordo com entradas livres.
Apesar das entradas serem gratuitas, os participantes podem fazer o seu donativo durante o evento.
A iniciativa conta com um conjunto de momentos musicais com artistas da terra que fazem atuações pro bono.
Carlos Filipe, Mafalda Vasques, Sandra Reis, Tr3s & Roda, Márcia e Manuel, Manel João, Ricardo Glória e Miguel Barriga prometem animar a noite.
De acordo com o pai, Vasco Cordeiro, o Gonçalo, apesar de continuar a ser alimentado por uma peg, não andar, nem falar, apresenta uma evolução física muito positiva graças às terapias intensivas a que é submetido.
As terapias mensais representam um valor de 1100 euros e os tratamentos intensivos realizados em Guimarães ascendem aos 9 mil euros, duas vezes por ano, com alojamento incluído.
Vasco Cordeiro esclarece que os valores das terapias mensais que incluem terapia da fala, ocupacional e fisioterapia, têm sido colmatados com a recolha de tampas de plástico e metal.
Contudo, a ajuda que os pais do Gonçalo solicitam através deste tipo de iniciativas é destinada aos tratamentos bianuais que, segundo Vasco Cordeiro, “são fundamentais” para contribuir para a autonomia do Gonçalinho.