Assembleia Municipal de Beja marcou presença no 3º Congresso da ANAM

Assembleia Municipal de Beja marcou presença no 3º Congresso da ANAM

“As Assembleias Municipais deverão cultivar uma política de proximidade e reforçar a sua função de provedoria e de formação de cidadãos” foi mensagem deixada por Conceição Casa Nova, presidente da AM de Beja, no 3º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).

A participação ativa das Assembleias Municipais no processo de descentralização e regionalização, bem como a governação multinível, enquanto modelo para a transferência de competências e descentralização, foram duas das mensagens centrais que marcaram este 3º Congresso que se realizou no passado dia 19, na Covilhã.

Sobre o processo de descentralização e regionalização, Conceição Casa Nova considera que “as Assembleias Municipais deverão ter um papel fundamental, cultivando uma política de proximidade e reforçando a sua função de provedoria e de formação de cidadãos cada vez mais ativos”.

A responsável afirma que “as Assembleias Municipais, apesar de serem o expoente máximo da democracia, quase 50 anos após a sua criação, continuam a ser o parente pobre do Poder Local”.

Nesse sentido, a presidente da Assembleia Municipal de Beja, considera ser “urgente o reforço do seu papel, através de uma nova lei eleitoral autárquica que possibilite uma participação mais ativa das mesmas”.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

12/06/2025
CDU anuncia candidatura de Sandra Torres à Junta de Cabeça Gorda
Autárquicas
11/06/2025
Autárquicas: Beja Consegue fala hoje sobre imigração
Autárquicas
09/06/2025
Beja Consegue abre debate sobre imigração no novo espaço da Rádio Pax
06/06/2025
Gonçalo Valente eleito Vice-Secretário da Mesa da Assembleia da República
05/06/2025
PS Mértola faz balanço do mandato e apresenta candidatos
PS Vidigueira
05/06/2025
Selmes perde centro de saúde e PS acusa autarquia de “cruzar os braços”
05/06/2025
CDU candidata Maria João Brissos à Junta de Baleizão
05/06/2025
Helena Amaro é candidata do PS a Safara