Assembleia Municipal de Beja marcou presença no 3º Congresso da ANAM

Assembleia Municipal de Beja marcou presença no 3º Congresso da ANAM

“As Assembleias Municipais deverão cultivar uma política de proximidade e reforçar a sua função de provedoria e de formação de cidadãos” foi mensagem deixada por Conceição Casa Nova, presidente da AM de Beja, no 3º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).

A participação ativa das Assembleias Municipais no processo de descentralização e regionalização, bem como a governação multinível, enquanto modelo para a transferência de competências e descentralização, foram duas das mensagens centrais que marcaram este 3º Congresso que se realizou no passado dia 19, na Covilhã.

Sobre o processo de descentralização e regionalização, Conceição Casa Nova considera que “as Assembleias Municipais deverão ter um papel fundamental, cultivando uma política de proximidade e reforçando a sua função de provedoria e de formação de cidadãos cada vez mais ativos”.

A responsável afirma que “as Assembleias Municipais, apesar de serem o expoente máximo da democracia, quase 50 anos após a sua criação, continuam a ser o parente pobre do Poder Local”.

Nesse sentido, a presidente da Assembleia Municipal de Beja, considera ser “urgente o reforço do seu papel, através de uma nova lei eleitoral autárquica que possibilite uma participação mais ativa das mesmas”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

21/10/2026
Guerra aberta na CIMBAL: presidente da Câmara de Beja diz que não foi consultado e rejeita o protesto sobre Tancos
20/10/2026
PS fecha fileiras com a CIMBAL e dispara contra o PSD: “Não podemos ser exigentes com uns e complacentes com outros”
19/10/2026
Lufthansa queria Beja, o Governo escolheu Tancos: PS exige respostas e PSD acusa CIMBAL de "braço armado" socialista
16/10/2026
Chega questiona escolha de Tancos e não de Beja para nova escola de pilotos
14/10/2026
Um ano depois, o que mudou em Beja? Nuno Palma Ferro responde às perguntas da Pax (Entrevista)
Odemira
13/10/2026
Propostas do Orçamento Participativo de Odemira já podem ser votadas
Ferreira do Alentejo
13/10/2026
10 de janeiro é dia de eleições intercalares em Ferreira do Alentejo
08/10/2026
O PSD promete, Beja espera: ampliação do hospital está parada há dois anos, sem concurso, sem obra e sem desculpas