Candidatura do Campo Experimental do “CCDesert Alcoutim & Mértola” aprovada

0

A candidatura do projeto para a criação de um parque experimental do Centro de Competências na Luta Contra a Desertificação (CCDesert) Alcoutim & Mértola foi aceite esta semana, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O objetivo do projeto é “criar uma rede de áreas-piloto para ensaio de soluções regenerativas em floresta implementada em contexto de semiárido mediterrânico”, frisa o Município de Mértola.

A candidatura prevê a implementação e monitorização de cinco talhões no Perímetro Florestal de Mértola e três talhões no concelho de Alcoutim, com uma área total de 15,79 hectares, num investimento global no valor de global de cerca de 446 mil euros.

O projeto é 100% financiado por fundos comunitários (FEDER).

“As soluções a ser testadas e monitorizadas compreendem diferentes abordagens técnicas, desde o incentivo à regeneração natural em áreas de culturas intensivas de pinheiro-manso, de eucaliptal e de acacial com reconversão para florestas de quercíneas (azinheira e sobreiro); às abordagens centradas na aplicação do sistema agroflorestal enquanto modelo de regeneração ecológica facilitador do mosaico e da produtividade dos sistemas”, sublinha a Câmara de Mértola.