Comboio direto entre Beja e Évora a partir de hoje

A partir de hoje, 13 de junho, vai voltar a haver comboio direto entre Beja e Évora. A decisão da CP surge onze anos depois da ligação direta, entre as duas cidades alentejanas, ter sido suspensa.

Recorde-se que desde 2010, os passageiros que viajavam entre Beja-Évora e Évora-Beja tinham que sair do comboio em Casa Branca e aguardar por uma automotora, durante uma hora. Sem a ligação direta, que regressa hoje, os bejenses demoravam o mesmo tempo a chegar a Évora de comboio, como a Lisboa (cerca de duas horas).

Com esta alteração, vão existir três circulações diretas por dia e por sentido, em automotoras a diesel a 120 km/h. O intercidades percorrerá, numa hora e treze minutos, os cerca de 90 km de distância entre as duas capitais de distrito.

Cuba, Alvito, Vila Nova da Baronia, Alcáçovas e Casa Branca são as cinco estações e apeadeiros por onde vai passar este Intercidades.

Recorde-se que na Linha do Alentejo, o serviço é realizado com uma automotora a gasóleo da série 450, uma vez que, o troço Casa Branca-Beja não está eletrificado.

Em Casa Branca, são necessários seis minutos para inverter a marcha da automotora, porque não há uma ligação direta entre a linha do Alentejo e a linha de Évora. Um constrangimento, que segundo a Infraestruturas de Portugal, poderia ser resolvido com a construção de uma concordância em Casa Branca, num investimento estimado de pelo menos oito milhões de euros.