Gonçalo Valente acusa autarcas de “falta de honestidade”

Gonçalo Valente acusa autarcas de “falta de honestidade”

Gonçalo Valente, deputado do PSD eleito por Beja, considera “de uma falta de honestidade política atroz as quatro autarquias (Moura, Castro Verde, Ourique e Serpa) virem exigir responsabilidades à Ministra da Saúde para um problema que eles próprios criaram”.

Em causa está o financiamento das obras de vários equipamentos de saúde.

Sobre as intervenções de maior vulto, em Castro Verde e Moura, o também líder da distrital de Beja do PSD refere que “os seus projetos foram aprovados para inclusão no PRR no início do ano de 2024, em junho foi assinado o contrato de financiamento com este governo, assumindo ambas as câmaras os projetos de execução, o concurso público para a empreitada e a gestão da execução da obra”.

Gonçalo Valente depreende que “aceitando este calendário consideravam ser tempo suficiente para verem concretizadas as obras até 31 de agosto de 2026”.

Para o deputado, sendo as autarquias as donas das obras, o Governo não tem nada a ver com as falhas dos prazos ou atraso dos financiamentos.  

 “Assumam as responsabilidades os senhores, sejam humildes, porque dizer não consegui, não diminui ninguém”, acrescenta.

O líder da distrital do PSD adianta que, mesmo sendo alheio a este acontecimento, o Governo está a procurar uma solução através de outro instrumento financeiro “para garantir que estas câmaras e todas as que não conseguiram concretizar as obras o venham a conseguir”.

“O ministério da Economia e Coesão juntamente com o da Saúde estão a trabalhar numa solução que permita a conclusão destas obras, mas esta solução tem de ser devidamente pensada e cabimentada com responsabilidade”, esclarece Gonçalo Valente.

O deputado entende que “quanto a Ourique e a Serpa são dois investimentos muito mais baixos, logo com um prazo de execução muito mais baixo, se não forem concluídos a tempo, as palavras são poucas para justificar o que está à vista”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
3
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
4
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

21/10/2026
Guerra aberta na CIMBAL: presidente da Câmara de Beja diz que não foi consultado e rejeita o protesto sobre Tancos
20/10/2026
PS fecha fileiras com a CIMBAL e dispara contra o PSD: “Não podemos ser exigentes com uns e complacentes com outros”
19/10/2026
Lufthansa queria Beja, o Governo escolheu Tancos: PS exige respostas e PSD acusa CIMBAL de "braço armado" socialista
16/10/2026
Chega questiona escolha de Tancos e não de Beja para nova escola de pilotos
14/10/2026
Um ano depois, o que mudou em Beja? Nuno Palma Ferro responde às perguntas da Pax (Entrevista)
Odemira
13/10/2026
Propostas do Orçamento Participativo de Odemira já podem ser votadas
Ferreira do Alentejo
13/10/2026
10 de janeiro é dia de eleições intercalares em Ferreira do Alentejo
08/10/2026
O PSD promete, Beja espera: ampliação do hospital está parada há dois anos, sem concurso, sem obra e sem desculpas