Mértola foi o município convidado em mais uma edição das Jornadas de Cultura Islâmica em Almonaster la Real.
De acordo com a Câmara de Mértola, o evento destacou a rica herança cultural islâmica partilhada entre Portugal e Espanha”.
A cerimónia de abertura decorreu na histórica mesquita de Almonaster, com a presença do alcalde de Almonaster, Jacinto López; a vereadora da cultura de Almonaster, María José Martín; o presidente da Diputación Provincial de Huelva, David Toscano Contreras; Jalid Nieto da Fundação Mesquita de Sevilha e o presidente da Câmara Municipal de Mértola, Mário Tomé.
“Nos diferentes discursos da cerimónia inaugural, foi salientada a ligação entre Almonaster e Mértola, em particular, a forma como as Jornadas de Almonaster inspiraram a criação do Festival Islâmico de Mértola, sublinhando-se, também, o papel dos dois eventos na promoção do conhecimento sobre a presença da herança islâmica nos territórios e no fomento do respeito e do diálogo intercultural rico e inspirador”.
Associada à participação de Mértola nestas Jornadas está, ainda, a assinatura de um convénio entre os dois municípios, com o propósito de fomentar relações de cooperação transfronteiriça em vários domínios de intervenção, refere, ainda, o município.