A Câmara de Mértola está a preparar a Estratégia Local de Habitação (ELH).
Segundo o município, a estratégia está a ser definida com vários objectivos e será implementada através de quatro acções: “a reabilitação do parque municipal de habitação social”, “a aquisição e reabilitação de fogos para arrendamento municipal”, “a construção de fogos para arrendamento municipal” e o “apoio técnico e financeiro à Reabilitação e Adaptação de habitações de famílias vulneráveis”.
“A estratégia local para Mértola tem um custo estimado de sete milhões de euros, prevendo abranger cerca de oitenta e seis famílias” revela Jorge Rosa, presidente da Câmara Municipal de Mértola.
À margem da Estratégia Local a autarquia tem previstas outras acções como a criação de um novo loteamento em Mértola podendo disponibilizar cerca de 30 a 35 lotes; a transmissão das habitações na localidade da Mina de S. Domingos e a execução de um loteamento urbano na Mina de S. Domingos, com 47 lotes, adianta o autarca.