O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, na Assembleia da República, três projetos de lei e um projeto de resolução em defesa do sector agrícola, da soberania e segurança alimentar.
De acordo com o PCP, “a situação crítica por que passam, há anos, os agricultores portugueses, tem-se agravado nos últimos meses, estando estes confrontados com o aumento exponencial dos custos dos fatores de produção, fruto de uma lógica especulativa”.
No entender do PCP, “a falta de capacidade interna em suprir as necessidades de bens alimentares, deixa o país sem mecanismos eficazes para combater a especulação dos preços, quer dos factores de produção, quer dos alimentos, diminuindo de forma acentuada os rendimentos das famílias, situação que se está já a registar”.
Os dados disponíveis para 2021 em matéria de balança comercial de bens alimentares mostram que o balanço entre as exportações e as importações de produtos apresenta um défice de quase 4 mil milhões de euros, frisa a mesma fonte.
João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, defende que é necessário “assegurar a comida na mesa dos portugueses” e apostar na “produção nacional”.