A Comissão de Luta pela Reposição da Freguesia de Santo Amador, concelho de Moura, vem a público “felicitar” as populações de Santo Aleixo da Restauração e de Safara, por estarem criadas as condições para a reposição das suas freguesias.
A Comissão lamenta que “não tenha sido possível neste processo dar passos positivos no sentido da reposição da freguesia de Santo Amador” e que “até hoje a Assembleia Municipal de Moura, passados dois anos de ter recebido o processo enviado pela Assembleia de Freguesia ainda não tenha deliberado sobre o mesmo”.
A mesma fonte apela “a que a democracia possa funcionar e que os eleitos das diferentes forças políticas possam votar na Assembleia Municipal a nossa proposta de reposição da freguesia”.
“A manutenção desta União de Freguesias de Moura e Santo Amador, que junta uma aldeia com pouco mais de 300 eleitores a uma cidade que terá 8000 habitantes, cuja desproporção demográfica é perfeitamente penalizadora para o aglomerado mais pequeno e de uma grande injustiça e retrocesso democrático”, acrescenta a Comissão.
Esta posição surge depois do grupo de trabalho parlamentar sobre a desagregação de freguesias ter validade 124 propostas apresentadas na Assembleia da República.