A Seca é um fenómeno natural de origem climática, que parte da ocorrência de precipitação é inferior à esperada sobre um determinado território e ao longo de um determinado período de tempo, e resulta na falta de água para satisfazer as necessidades existentes… Isto é a explicação académica de este fenómeno!
Agora caros ouvintes permitam-me que vos transmita uma explicação que tem como base a minha vivencia! A Seca que ocorreu em 2005 fez que a nossa região (Baixo Alentejo) atravessa-se um momento de grande dificuldade nas áreas não abrangidas pelo regadio de Alqueva, os animais morriam por falta de água os alimentos grosseiros tinham de ser importados o que não favorecia em nada a nossa economia. Grupos de trabalho tentavam mitigar o fenómeno e outros preparavam o futuro. Foi neste último grupo de trabalho que eu dei a minha colaboração o nome do projeto era “Criação do Banco Verde” que tinha por objetivo armazenar fenos e feno-ensilagens (de aí o nome Banco Verde) para quando a seca se viesse a repetir podermos estar preparados para a enfrentar, recorrendo num primeiro tempo a áreas de pivôs que pertenciam ao Estado, plantando sementes que produzissem uma boa massa foliar e fossem adaptadas ás nossas condições climáticas para se utilizar pouca água e demonstrar a viabilidade económica aos agricultores que tivessem áreas regadas com pivôs . No papel projeto tinha muita aceitação por parte de todos os interessados e era muito falado não só por causa da alimentação animal, mas também pelos seus benefícios ambientais e económicos, mas porque nestas coisas há sempre um mas, a seca terminou e este trabalho ficou suspenso e nunca mais se falou em seca ou no “Banco Verde”. Este ano a seca voltou só que agora abrange todo o País!
Eu gostaria de saber quem foi a pessoa inteligente que suspendeu o projeto “Banco Verde” é que agora já não é só importante para o Alentejo, mas é vital para todo o país e da maneira que o fenómeno seca está a evoluir se calhar também seria importante para toda a Península Ibérica!
E quando esta seca terminar vamos voltar a repetir estas asneiras? A minha resposta caros ouvintes é sim! Porque nós portugueses temos a memória curta!
Manuel Machado Godinho
Agricultor