Conhecidos que estão os principais candidatos à Câmara Municipal de Beja, com todo o respeito que me mereçam outras candidaturas que venham a surgir, é com muita naturalidade que, as primeiras projeções ou leituras surjam um pouco por todos os quadrantes políticos.
Beja um verdadeiro bastião comunista desde o 25 de Abril, acabou por cair em 2009 nas mãos do Partido Socialista, derivado a uma verdadeira aposta no voto útil, relativizando desde essa altura as candidaturas do Partido Social Democrata.
A partir desse ano o PS e a CDU foram-se revezando, conforme a família social democrata ia entendendo ser o melhor para conduzir os destinos do seu Concelho.
Desprezando por inteiro os seus candidatos, uns por uma razão outros por outra, a verdade é que o meu partido, com culpas repartidas por todos, não soube fixar o seu eleitorado e muito menos motivá-lo a acreditar que o verdadeiro voto útil era no PSD.
Em 2021 creio ser um ano de inversão e que pode ser o da reafirmação do PSD em Beja. Tem tudo para que isso aconteça.
Um mandato do Partido Socialista que deixou muito a desejar. Defraudou as expectativas que muitos bejenses depositaram em si. Mostrou falta de liderança, desnorte nas grandes decisões e uma subserviência muito vincada ao Governo de António Costa que, pura e simplesmente ignorou Beja.
No plano Comunista, creio que o partido carece de rejuvenescimento, de adaptação à evolução dos tempos e detém ainda o ónus de em mais de 30 anos, não ter conseguido dar dimensão a Beja.
O PSD apresenta-se com uma equipa muito renovada, com provas dadas no campo profissional, com uma forte proeminência na sociedade civil, ideias inovadoras (essenciais para inverter o estado de estagnação que o Concelho vive) e apresenta um verdadeiro líder, aglutinador, incisivo e conhecedor do seu Concelho.
Beja não irá dar-se ao luxo de desperdiçar alguém que, será efetivamente uma lufada de ar fresco. Que acrescentará capacidade de trabalho. Uma intuição fora do comum para as grandes causas. Uma visão disruptiva e desprendida para a capital do Baixo Alentejo.
Confio muito no Nuno Palma Ferro, na sua equipa e nos Bejenses.
Gonçalo Valente
Presidente da Comissão Política Distrital do PSD