Opinião: Marcelo Guerreiro

Em Ourique, a gerar confiança na política.

A confiança é o valor mais difícil de ser construído e mais fácil de se perder.

A confiança constrói-se na sintonia entre o que é dito e o que é feito, na proximidade às pessoas, à presença constante nas terras, em todos os momentos e não apenas quando há eleições.

Constrói-se confiança quando temos que acorrer a surtos da pandemia, o Estado Central não responde no tempo certo, mas a Câmara Municipal está lá, ao lado das pessoas, a concretizar respostas, por via de uma intervenção na prevenção ou na reação ao caso concreto.

Constrói-se confiança quando se equilibram as contas municipais para poder ter a capacidade de comparticipar os financiamentos da europa, para agarrar oportunidades ou para construir soluções em partilha de responsabilidade com o Poder Central.

Constrói-se confiança quando a prioridade são as pessoas e as nossas terras, em vez das ideologias, dos populismos ou dos interesses meramente partidários e eleitorais.

Em Ourique, procuramos gerar confiança, manter as pessoas ligadas a um projeto de afirmação de um território rural, de baixa densidade, mas de forte identidade e compromisso de proximidade, de solidariedade e de valorização da qualidade de vida.

O tempo não está para aventuras, porque os desafios são grandes.

Os de sempre, os colocados pelos impactos da pandemia e os novos desafios das alterações climáticas, da sustentabilidade e de novos equilíbrios no Mundo Rural.

A 26 de setembro precisamos da participação dos cidadãos nas escolhas das suas comunidades.

Tal como na pandemia, todos contam, todos são importantes, nestas que são as eleições democráticas que elegem aqueles que devem estar mais próximos das populações, em todos os momentos e não apenas na rota de convergência com o dia do voto.

Saúdo por isso todas as mulheres e homens democratas que se predispõem a apresentar as suas ideias para as suas terras, todos os que têm obra feita e confiança gerada, e naturalmente todos os eleitores.

Apelo, por isso, à participação de todos, nas eleições de 26 de setembro.

Marcelo Guerreiro

Presidente do Município de Ourique